«Os 4 textos reunidos nesta obra pretendem, a partir dos textos dos grandes autores clássicos, “recuperar e reescrever todo um legado civilizacional, de forma a colocá-lo ao serviço dos interesses formativos de cada época”.
Os autores abordam o conceito de educação, enquanto formação e conjunto de competências, conceito indissociável do de cidadania. Com efeito, é no seio da comunidade, da pólis, que o jovem consegue sentir-se parte de um grupo e ter consciência do que é feito para o bem comum, uma “consciência posta em acto” criada pelo patriotismo que lhe é incutido, como em Esparta, pela intervenção de um “conselheiro”, figura presente em toda a literatura clássica, por exemplo, ou pela influência de rituais colectivos como os Jogos Olímpicos.
Reflecte também este livro a mensagem ética que a Revolução Francesa recolhe dos pensadores clássicos. É a partir dessas reflexões que poderemos ter um novo olhar sobre a cidadania.
Mais informações:
http://ariadne-editora.blogspot.com/2006/10/educao-e-cidadania.html »
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