segunda-feira, fevereiro 05, 2007

8º Congresso da International Plutarch Society

Delfim Leão, da Universidade de Coimbra, fez-me chegar o anúncio do 8º Congresso da International Plutarch Society, que promete ser bastante interessante, e que passo a divulgar na íntegra.

8º Congresso da International Plutarch Society


Coimbra, 23-27 de Setembro de 2008

“Symposion e philanthropia em Plutarco”



Na antiguidade clássica, o acto ritualizado de partilhar a comida e a bebida tinha um significado especial, na medida em que constituía uma excelente oportunidade para vencer barreiras e firmar laços de natureza social e afectiva, antes de mais, mas também de cariz político e religioso. Além disso, a vertente de lazer, que acompanhava igualmente grande parte desses momentos, podia traduzir-se em criações culturais, que encontravam no symposion um enquadramento de eleição; basta pensar em manifestações artísticas como a música, a poesia, a retórica e a discussão político-filosófica, para vermos plenamente justificadas as implicações culturais destes eventos.

Aliás, estes propósitos viam-se facilitados pelo papel que o vinho detinha no banquete e que acabava por ser até mais importante do que a refeição propriamente dita, conforme se deduz do sentido primitivo do termo symposion (‘beber em conjunto’). A bebida aproximava os convivas, da mesma forma que o espaço relativamente limitado da sala de jantar e o facto de se encontrarem reclinados ajudavam a concentrar as atenções dos comensais, criando assim um cenário privilegiado para manifestações de philia e de philanthropia. Por isso, era importante que o vinho fosse misturado com água, a fim de permitir o prolongamento da conversa e da diversão, sem que o convívio descambasse em excessos, colocando em risco a harmonia do encontro.

É com este convivalis spiritus que a Sociedade Portuguesa de Plutarco (SoPlutarco) o convida a participar no 8º Congresso da International Plutarch Society, que será dedicado ao assunto “Symposion e philanthropia em Plutarco’ e que procurará, igualmente, servir de estímulo à publicação em Portugal de obras clássicas relacionadas com esta temática.


Temas para enquadramento de comunicações

Symposion (como género literário e como espaço de reunião social); técnicas argumentativas, narrativas e dramáticas no symposion; discussões político­ filosóficas e formas de expressão artística em contexto de banquete; philanthropia, philia e eros; Quaestiones convivales; Convivium Septem Sapientium.


Comissão Organizadora

José Ribeiro Ferreira (rifer@fl.uc.pt)
Delfim Ferreira Leão (leo@fl.uc.pt)
Paula Barata Dias (pabadias@hotmail.com)
Frances Titchener (f.b.titchener@usu.edu)
Carla Rosa (classic@ci.uc.pt)


Comissão Científica

Luc Van der Stockt
Aurelio Pérez Jiménez
Arnaldo do Espírito Santo
Maria Helena da Rocha Pereira
Maria de Fátima Silva
Francisco Oliveira
Maria do Céu Fialho
Nair de Castro Soares


Linhas gerais do programa

Dia 23, à tardinha: recepção dos congressistas.

Dias 24-26: apresentação de comunicações (edifício da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra).

Dia 27: visita a Conimbriga, villa Romana do Rabaçal, villa Romana de Santiago da Guarda, Tomar (em especial o convento de Cristo) e Mosteiro da Batalha ou de Alcobaça.

Encerramento do congresso, com jantar solene nas caves, na companhia de um bom akratos oinos da Bairrada.


Preços de inscrição

Apresentação de comunicação com direito a publicação*: 100 Euros.

Apresentação de comunicação com direito a publicação*, juntamente com todo o programa social (jantar de encerramento e excursão no dia 27, com almoço incluído): 150 Euros.

Participação no Congresso sem comunicação: 50 Euros (público em geral); 35 Euros (sócios da SoPlutarco e da APEC); 25 Euros (estudantes).


Programa social como opção individual suplementar

Jantar de encerramento: 30 Euros.

Excursão no dia 27, com almoço incluído: 30 Euros.


Prazos de inscrição e entrega de resumos

Inscrição com comunicação: Setembro de 2007; entrega de resumos: Janeiro de 2008.

Inscrição sem comunicação: Maio de 2008 (a partir desta data, poderão ainda ser recebidas inscrições sem comunicação, mas sofrendo um agravamento de 20 Euros).


Alojamento e alimentação

As despesas de estadia não previstas nas diferentes modalidades de inscrição serão suportadas pelos participantes. No entanto, a organização poderá fornecer sugestões de alojamento e alimentação, dentro da oferta disponível na cidade.

* A publicação de uma comunicação fica dependente da leitura e aprovação final do estudo por parte do Conselho Editorial.

Sem comentários: