quarta-feira, novembro 19, 2008

Os últimos 10 anos

Está patente a partir de hoje e até 6 de Dezembro, na Sala de Referência da Biblioteca Nacional, uma mostra bibliográfica evocativa dos livros publicados em Portugal nos últimos 10 anos sobre o Padre António Vieira (edições literárias incluídas). No sítio da Biblioteca, lê-se:

No âmbito das Comemorações do IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira (1698-2008) e do Congresso Internacional alusivo à efeméride promovido conjuntamente pelo Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pelo Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e pela Cúria Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, a realizar entre 18 e 21 de Novembro, a Biblioteca Nacional de Portugal associa-se às celebrações através da organização de uma mostra evocativa.

A presente iniciativa vem dar continuidade às comemorações do Terceiro Centenário da Morte do Padre António Vieira, ocorridas em 1997, em que esta Instituição participou, designadamente com a organização de uma exposição, a edição crítica do Livro III da Clavis Prophetarum (Chave dos Profetas) e a publicação de um catálogo que contemplou, de forma exaustiva, a bibliografia activa e passiva do Padre António Vieira até então produzida.

As obras que integram esta mostra são as mais relevantes que, entre 1998 e 2008, foram editadas em Portugal e no estrangeiro, encontrando-se integradas nas colecções da BNP ou em colecções particulares. No próximo ano, proceder-se-á à publicação de uma adenda que actualizará o referido catálogo, bem como à publicação de mais dois livros da Chave dos Profetas.

Resta-me adicionar que a Chave dos Profetas foi e continua a ser traduzida pelo Professor Arnaldo do Espírito Santo e que o volume entretanto publicado (em edição bilíngue pela Biblioteca Nacional) venceu o prémio de Tradução Científica e Técnica FCT/União Latina 2001.

Sem comentários: