segunda-feira, novembro 17, 2008

I Curso Livre Sexualidade & História

Dando continuidade à investigação da temática iniciada pelo congresso sobre a Sexualidade no Mundo Antigo, o Centro de História da Universidade de Lisboa (CHUL) promove o I Curso Livre Sexualidade & História, coordenado pelos Professores António Ventura e Nuno Simões Rodrigues. Eis algumas informações (dadas pelo CHUL) sobre o evento:
O Curso consta de dez sessões, abrangendo uma ampla diacronia e uma multiplicidade de abordagens, e decorrerá semanalmente, todas as quartas-feiras, das 18h às 20h, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo o seu início a 7 de Janeiro de 2009 e término em 11 de Março de 2009. A inscrição importa no valor de 100 EUR, sendo de 80 EUR para alunos da Faculdade de Letras.

Calendário e títulos das sessões:
7 de Janeiro: “Roma e a sua Moral da violação”, pelo Prof. Doutor Júlio Machado Vaz.
14 de Janeiro: “Na Pré-História do sexo: entre a natureza e a cultura”, pelos Prof.s Doutores João Pedro Ribeiro e Mariana Diniz.
21 de Janeiro: “Assim na terra como no céu: a sexualidade no Antigo Egipto”, pelo Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo.
28 de Janeiro: “A sexualidade no Oriente pré-clássico e bíblico”, pelos Professores Doutores José Augusto Ramos e Francisco Caramelo.
4 de Fevereiro: “Eurídice é morta. Parafilias e suas representações na mitologia grega”, pelo Prof. Doutor Nuno Simões Rodrigues.
11 de Fevereiro: “O corpo e a sexualidade: entre Mouros e Cristãos”, pela Prof.ª Doutora Maria Filomena Lopes de Barros.
18 de Fevereiro: “Sexualidade na Idade Média: o «fruto permitido» e o «fruto proibido»”, pela Prof.ª Doutora Ana Maria Rodrigues.
25 de Fevereiro: “Filhos da castidade e do pecado. Afectividade e enjeitamento na antiga sociedade portuguesa”, pela Prof.ª Doutora Maria de Fátima Reis.
4 de Março: “De Eva a Dánae: representações da sexualidade na Arte”, pelos Prof.s Doutores Vítor Serrão e Luís Urbano Afonso.
11 de Março: “Sexualidade na época contemporânea: literatura licenciosa portuguesa dos séculos XVIII e XIX”, pelo Prof. Doutor António Ventura.

Sem comentários: