domingo, setembro 30, 2007

Galerias romanas da Rua da Prata

Notícia do Público Online:

«As galerias romanas da Rua da Prata em Lisboa, que podem ser visitadas apenas uma vez por ano, abrem ao público de 28 a 30 de Setembro, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património. Nesses dias, o monumento pode ser visitado gratuitamente entre as 10h00 e as 18h00. O acesso às galerias, contemporâneas da cidade de Olisipo (nome romano de Lisboa), será feito em grupos orientados por técnicos do Museu da Cidade, permitindo conhecer uma rede de galerias perpendiculares de diferentes alturas, provavelmente utilizadas na época imperial romana para armazenamento e trabalhos técnicos.

Descobertas 16 anos depois do grande terramoto de 1755 no subsolo da Baixa de Lisboa, durante os trabalhos de reconstrução da cidade, as galerias romanas terão sido edificadas entre o século I a.C. e o século I d.C., tendo em conta as suas características arquitectónicas e construtivas.»

in Público Online

2 comentários:

Gi disse...

Só uma vez por ano - e sem aviso prévio?
E eu de serviço, a 300 km?
Grrrrrr...

André . أندراوس البرجي disse...

Eu também só soube hoje, e quando lá cheguei, depois de almoço, a fila era já na ordem das dezenas de metros, e havia uns senhores a bloquear a parte final, dizendo que "a partir daqui já não entra ninguém". É assim tofos os anos, o que leva a perguntar: se sabem que o êxito é sempre tão grande, que a afluência de público é sempre assim, porque é que não alargam o horário e/ou o número de dias de visita? OK, pergunta estúpida, se assim fosse era bom para as pessoas, e portanto não podia ser...