domingo, fevereiro 17, 2008

SPHAERA MUNDI: A CIÊNCIA NA AULA DA ESFERA



Do meu colega Bernardo Mota, da FLUL, recebo a seguinte informação:

«SPHAERA MUNDI: A CIÊNCIA NA AULA DA ESFERA

Inauguração, no próximo dia 21 de Fevereiro, 5a feira, pelas 18 h, na Biblioteca Nacional.

Estão todos convidados a aparecer.

A «Aula da Esfera» do Colégio de Santo Antão foi uma das mais marcantes instituições de ensino e de prática científica em Portugal, tendo sido, durante quase dois séculos, o principal centro de formação dos quadros técnicos e científicos (cosmógrafos, engenheiros, etc.) de que o país necessitava. Integrada na vasta rede supranacional de centros de ensino da Companhia de Jesus, foi também o local de passagem de professores das mais variadas proveniências, o foco de intercâmbio com os mais avançados centros científicos da Europa, a porta de entrada em Portugal dos mais importantes descobrimentos da nova ciência.

A exposição "Sphaera Mundi: A Ciência na Aula da Esfera" procura dar uma imagem da vitalidade e riqueza desta singular instituição científica, em áreas tão diversas como a matemática, a astronomia, a cosmografia, a estática e a hidráulica, a óptica, a engenharia militar, a construção de instrumentos, etc., bem representadas na colecção Manuscritos da BNP.

Na organização da exposição colaboraram Henrique Leitão (Comissário Científico; CHCUL), Samuel Gessner (CHCUL) e Bernardo Mota (CHCUL-CEC).»

Sem comentários: