segunda-feira, fevereiro 04, 2008

In memoriam: Don Manuel Díaz y Díaz

É com tristeza que recebo a notícia do falecimento de Don Manuel Díaz y Díaz, um dos grandes nomes da filologia clássica e medieval.

Don Manuel nasceu em 1924, em Murgados, Corunha, e estudou Filologia Clássica nas Universidades de Madrid, Santiago de Compostela, Munique, Bruxelas e Paris. Foi Professor Catedrático nas Universidades de Valência, Salamanca e Santiago. O seu imenso saber reflectiu-se nos vários campos da Filologia Latina, com especial destaque no Latim da Antiguidade Tardia e da Alta Idade Média.

A sua bibliografia é vastíssima, compreendendo centenas de publicações, listadas em parte no volume XXII da revista Euphrosyne (pp. 357-367), do Centro de Estudos Clássicos da FLUL.

Poucas palavras para homem e obra tão imensos. Dele guardo várias memórias. Como aquela noite em que caminhámos juntos, lentamente, em silêncio, olhando a luz espantosa das paredes da Catedral de León. Nunca tive jeito para elogios fúnebres.

Fica o desafio para todos os leitores deste blogue, no sentido de partilharem as suas impressões sobre este grande Homem.

Sem comentários: