sábado, agosto 30, 2008

Campanha arqueológica na Coriscada revela povoamento neolítico e aldeia rural romana

Notícia do Público:

«Meda: Campanha arqueológica na Coriscada revela povoamento neolítico e aldeia rural romana

Uma campanha arqueológica no Vale do Mouro, Coriscada, revelou um povoamento neolítico com sete mil anos e permitiu descobrir uma aldeia romana que os arqueólogos acreditam ser uma "revolução" no estudo do país rural da época.

Quando se pensava que o local, no concelho da Meda (distrito da Guarda), teria tido apenas duas ocupações - nos séculos III e IV depois de Cristo (d.C.) -, as escavações de 2008 revelaram novos achados do período Neolítico, com a presença de materiais em sílica e lascas de quartzo (...)»

Artigo completo aqui.

quinta-feira, agosto 14, 2008

Encontrado busto da mulher do imperador Antonino Pio

Pensa-se que foi o busto de Faustina Maior, mulher do imperador Antonino Pio, a ser descoberto por arqueólogos enquanto escavavam no sítio onde já foi também encontrados destroços de uma colossal estátua de Adriano (entretanto exposta no British Museum), na cidade de Sagalassos, actual Turquia. Os pormenores da descoberta aqui.

terça-feira, agosto 12, 2008

Templo romano descoberto sob igreja

Arqueólogos israelitas descobriram um templo romano debaixo de uma igreja, na cidade que foi a capital da Galileia durante o período de ocupação romana. Toda a informação aqui.

sexta-feira, agosto 08, 2008

Villa romana pode vir a ser área de interesse arqueológico

Notícia do Público, por Nicolau Ferreira:
O património do Concelho de Oeiras pode vir a ficar com mais uma área de interesse arqueológico. Durante Julho foi feita a prospecção da vila romana de Leião, perto de Porto Salvo, conhecida desde a década de setenta do século passado.
“Trata-se de uma zona com 100 metros por 80, quase a área de um campo de futebol”, explica por telefone ao PÚBLICO João Luís Cardoso, director do Centro de Estudos Arqueológicos da Concelho de Oeiras.
Apesar de já se conhecer a existência do local há décadas, o risco de se urbanizar uma área que até agora só tinha sido cultivada, torna urgente a necessidade de conhecê-la cientificamente e verificar o grau de importância da vila. “É um local absolutamente intacto. Não há construção ulterior ao abandono da vila”, explica o arqueólogo que também é professor catedrático da Universidade Aberta.
Durante o mês de Julho, uma equipa formada pelo Centro de Estudos Arqueológicos do concelho, pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente do por estudantes e professores de arqueologia estudaram o local. A Câmara de Oeiras apoiou o projecto com dez mil euros.
Houve recolha de material à superfície e posteriormente uma empresa alemã contratada, utilizou a técnica do sonar, para fazer uma sondagem ao solo. “O georadar permitiu a identificação de estruturas arqueológicas enterradas”, disse o especialista. E o que se viu foram muros ortogonais, que “aparentam configurar a parte urbana da vila”. Para além disso sabe-se que existem fragmentos de estuque pintados e placas de mármore de revestimento.
À volta da capital Olisipo, o nome romano da cidade de Lisboa, foram edificadas muitas vilas, que cultivavam terrenos à volta. Cada vila romana continha uma parte rural e uma propriedade urbana, onde vivia o proprietário e que tinha várias construções. 
Existem vestígios que datam de uma altura imediatamente anterior à chegada dos romanos à região, entre os séculos III e I antes de Cristo. “Estas vilas podem estender-se até ao século IV ou V depois de Cristo”, explica o arqueólogo. Mas ainda se sabe muito pouco.
Toda a prospecção feita até agora foi não intrusiva. Em Setembro iniciam-se as escavações para se perceber o grau de importância do local. Se estiver bem preservado, para além do valor científico, pode tornar-se numa área de interesse arqueológico, com importância do ponto de vista cultural e educacional.
“Tudo indica que pode vir ser uma área de interesse arqueológico”, explica o arqueólogo. Perto da região, o achado só é comparável à vila romana de Freiria, no Concelho de Cascais e a uma vila romana que está debaixo de um edifício do século XVIII do centro histórico de Oeiras. 
O relatório final está previsto para 2009. Cabe ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico avaliar se a área deve ser só preservada por registo documental ou se a sua importância patrimonial e científica justifica a delimitação de uma área de interesse arqueológico. Nesse caso, qualquer construção teria de respeitar o traçado da vila romana, que poderia ser integrada no circuito turístico e cultural do concelho e do país.

quinta-feira, agosto 07, 2008

V Congreso Internacional de Latín Medieval Hispánico


Depois do êxito da edição de Lisboa, o Congresso Internacional de Latim Medieval Hispânico segue para Barcelona. Mais informações na página do Congresso.

V Congreso Internacional de Latín Medieval Hispánico



Continuando la tradición de los anteriores Congresos celebrados en León y Lisboa, anunciamos la organización del V Congreso Internacional de Latín Medieval Hispánico, por parte de la Universidad Autónoma de Barcelona y la Universidad de Barcelona, que tendrá lugar, Deo uolente, durante los días 7 al 10 de Septiembre de 2009.

En el último año se ha producido la pérdida de dos de los maestros más queridos y respetados de los estudios de latín cristiano y medieval en España, los Profesores Virgilio Bejarano Sánchez y Manuel C. Díaz y Díaz. Su recuerdo nos acompaña para impulsar y mantener el legado que ellos crearon y nos transmitieron con tanto entusiasmo y dedicación.

La celebración de este V Congreso nos dará oportunidad de recordar en la Universidad de Barcelona.los trabajos de la Escuela de Filología de Barcelona y del Glosarium Mediae Latinitatis Cataloniae.

El contenido del Congreso, el Latín Medieval Hispánico, entendido con un amplio criterio temático y cronológico, ofrece a los estudiosos el marco para exponer a la comunidad científica sus trabajos. El Comité Organizador invita a todos los investigadores de lo hispano a presentar el estado actual de los estudios que se llevan a cabo. También quiere potenciar la presentación de los Proyectos de investigación en curso y la presencia de los jóvenes que preparan sus tesis doctorales exponiendo en secciones especiales sus proyectos. Por otra parte queremos apoyar la presencia de investigadores extranjeros dedicados a los temas hispanos.

sábado, agosto 02, 2008

Achado inédito em necrópole romana

Braga. Urna de pedra e outros objectos foram descobertos num local onde nascerá centro comercial
A Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho fez um achado inédito em Portugal: encontrou uma urna de pedra de forma oval, durante as escavações de uma necrópole romana da Via XVII, no centro de Braga. O anúncio foi feito ontem, em Braga, pela responsável pelas escavações. Manuela Martins avançou que foram encontradas 17 urnas cinerárias, cinco enterramentos e seis sepulturas de inumação. A equipa também achou esqueletos no local onde nascerá um espaço comercial.

Diário de Notícias, 2 de Agosto de 2008, p. 16.

sexta-feira, agosto 01, 2008

Nero

A inestimável editora Edições 70 acaba de publicar a tradução portuguesa da obra de David Shotter sobre o principado de Nero. Cito o texto de apresentação:
O reinado de Nero é geralmente considerado o exemplo máximo da extravagância e da corrupção que, para muitos, simbolizam a Roma antiga. 
Nesta acessível introdução a Nero, imperador de Roma de 54 a 68 d.C, David Shotter traz-nos uma nova análise desta concepção. 
O texto versa as questões principais da vida do imperador, com especial incidência na primeira parte da vida de Nero e a sua ascensão ao poder, a sua política nacional e no império e, por último, as razões para a sua queda, bem como as consequências deste facto. 
Esta edição foi completamente revista tendo em conta as investigações mais recentes sobre o tema. Inclui, ainda, uma bibliografia seleccionada e um índice.