sábado, março 03, 2007

José Pedro Serra, "Pensar o Trágico"

Saiu recentemente mais uma publicação na área dos Estudos Clássicos, desta vez sobre tragédia. O autor é José Pedro Serra, que tem feito a sua investigação precisamente nesta área. Não podendo fazer ainda uma recensão, pois não tive tempo ainda de o ler, deixo aqui as primeiras linhas da introdução.

"Perguntar o que é a tragédia significa aceitar a tradição, querer ver o que os outros viram e integrar isso numa mais ampla e não ingénua visão; perguntar o que é a tragédia significa, pois, aceitar a história, interpelando-a. De acordo com o que em cada visão se vê, o homem, em cada época, se faz gesto e pensamento; esse contínuo e renovado erguer-se, a si e ao mundo, é obra de cultura e a cultura é obra humana, rasto humano na poeira pelo tempo levantada. Perguntar o que é a tragédia é, então, cultura sobre cultura debruçando-se, revisitação, demanda prolongada do rosto do homem e da realidade que habita. A demanda move-se pelo desejo, e o desejo de ver, de conhecer, é a afortunada maldição da nossa condição de seres mortais".

José Pedro Serra, Pensar o Trágico. Categorias da Tragédia Grega. Fundação Calouste Gulbenkian, 2006. ISBN: 972-31-1166-7

Sem comentários: