terça-feira, abril 28, 2009

"And Now for Something Completely Different"




Sim, sim, é mesmo grego antigo.

(Nota: Para sua maior comodidade por favor toque mentalmente a música do genérico dos Monty Python enquanto assiste a este vídeo.)

Párodo do Agamémnon


Deixo-vos um excerto de uma representação do Agamémnon de Ésquilo, correspondente à secção lírica do párodo (aproximadamente vv. 123-257 do texto grego). Esta representação da Oresteia, encenada por Peter Hall a partir da recriação poética por Tony Harrison, foi pela primeira vez levada a cena no National Theatre em 1981 e foi em 1983 transmitida no Channel 4.

sexta-feira, abril 24, 2009

Os Géneros Literários como fenómenos de longa duração: Continuidades e rupturas, da Antiguidade aos nossos dias

No âmbito do Programa de Intercâmbio e Mobilidade estabelecido com a Cátedra Sá de Miranda da Universidade Blaise Pascal (Clermont-Ferrand) relativo ao projecto «Transmissão e transformação dos géneros literários nos países lusófonos» realizar-se-á, com o apoio do Mestrado em Estudos Românicos e do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, o seminário de investigação intitulado Os Géneros Literários como fenómenos de longa duração: Continuidades e rupturas, da Antiguidade aos nossos dias.

O seminário decorrerá no dia 25 de Maio de 2009, na sala 2.13 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A entrada é livre.

Programa

9h30: Boas-vindas (Arnaldo Espírito Santo)
9h45: A questão do género na obra de G. Genette: inquirições entre poética, retórica e estética (Celina Silva)
10h05: Mitografia. Um género literário da época helenística? (Abel Pena)
10h25: Metamorfoses da Tragédia (José Pedro Serra)
11h30: O anel de Polícrates: da historiografia de Heródoto à ficção dramática de Eugénio de Castro e Machado de Assis (Cristina Abranches Guerreiro)
11h50: Sermões paródicos franceses no final da Idade Média e no Antigo Regime (– Margarida Madureira)
12h10: A vida da comédia na comédia Vita-Humana do Jesuíta Luís da Cruz (Manuel Barbosa)
14h30: Entre Camões e Tasso — os caminhos da épica portuguesa seiscentista (Manuel Rodrigues)
14h50: Presença da epopeia nas literaturas lusófonas do século XX (Saulo Neiva)
15h10 Da epístola familiar ao lado público das cartas privadas: o caso de Feliciana de Milão (Pedro Sena-Lino)
16h30: Implicações Paródicas do Poema Herói-Cómico: a Batracomiomaquia e a inversão do épico, O Hissope e a crítica anticlerical (Rui Carlos Fonseca)
16h50: Sobrevivências clássicas e releituras ‘modernas’ nos Idílios de Alcipe (Vanda Anastácio e Inês de Ornellas e Castro)
17h50: A literatura de cordel: género ou modo de difusão? (Isabel Ferreira)
18h10: Garrett e a tradição clássica: de Safo a Horácio (Ricardo Nobre)

A cada sessão segue-se um debate.

quinta-feira, abril 23, 2009

Clube do Livro de Clássicas

A próxima sessão do Clube das Clássicas é já no dia 20 de Maio, e contará com a presença de José Mário Silva. Escritor e crítico literário, José Mário Silva tem na sua poesia claras referências ao mundo clássico. Editou em 2001 o seu primeiro livro de poemas, Nuvens & Labirintos (Gótica), a que se seguiu em 2008 o volume de micronarrativas Efeito Borboleta e outras histórias (Oficina do Livro). Já em 2009 sai o seu segundo livro de poemas, Luz Indecisa (Oceanos). Deste livro aqui ficam umas linhas.

geografia humana


fast forward


Por muito
que aceleres

– duas vezes,
quatro vezes –

nunca deixas
de ter pressa.

segunda-feira, abril 20, 2009

Clube do Livro de Clássicas

O Clube das Clássicas regressou, trazendo agora autores jovens ao nosso convívio. O primeiro é Paulo Rodrigues Ferreira, que lança o seu primeiro livro, com a chancela Livrododia Editores. É já no dia 22, no átrio da Biblioteca da FLUL. Confirmada está também a visita, ainda durante este semestre, de José Mário Silva e Luís Filipe Cristóvão.



Agrippina

Termina no fim deste mês a encenação da ópera Agrippina, de G. F. Handel, no Teatro Nacional de São Carlos. As artimanhas de que a filha de Germânico se serve para colocar o filho no poder cantadas pelas vozes de Alexandra Coku, Reinhard Dorn, ou Chelsey Schill.

XI Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico

De 28 de Abril a 26 de Julho. Programa e pormenores aqui.

quarta-feira, abril 08, 2009