quarta-feira, outubro 22, 2008

Conferência na FLUL


CÉSAR
A VIDA DE
UM COLOSSO

ADRIAN GOLDSWORTHY
Apresentação inicial Prof. Doutor José Varandas (FLUL/CHUL)
29 de Outubro de 2008 — 11h00
Anfiteatro II – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Entrada Livre


Organização:
Centro de História da Universidade de Lisboa
(Linha de Investigação Mundo Antigo & Memória Global)

sexta-feira, outubro 17, 2008

Túmulo de gladiador

Reproduzo a notícia da Discovery:
Italian archaeologists have discovered the tomb of the ancient Roman hero believed to have inspired Russell Crowe's character in the hit movie "Gladiator," Rome's officials announced on Thursday at a press conference.
Marble beams and columns, carvings and friezes first emerged from the Roman soil during construction work to build a residential complex in Saxa Rubra, not far from the headquarters of Rai, Italy's state-run television station.
According to Cristiano Ranieri, an archaeologist who led the excavation at the site, the huge fragments belonged to a monumental marble tomb built on the banks of the Tiber River at the end of the second century A.D.
"This is the most important ancient Roman monument to come to light for 20 or 30 years," Daniela Rossi, an archaeologist for the city of Rome, told reporters.

sábado, outubro 11, 2008

Bátrakhoi


Os Bátrakhoi - Grupo de Teatro de Clássicas regressam à actividade, depois de uma longa suspensão. Retomando o nosso lema: não tens jeito para o teatro? Nós também não! Junta-te a nós! As candidaturas (todas aceites!) deverão ser dirigidas a mim: asimoes@fl.ul.pt

quinta-feira, outubro 09, 2008

Trindade e Tópicos

Duas traduções de obras clássicas figuram entre as três laureadas com Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa – Fundação para a Ciência e a Tecnologia – União Latina – 2008, atribuído ex-aequo. São essas obras:

- De Trinitate, de Santo Agostinho, feita em edição bilíngue por Arnaldo do Espírito Santo, Cristina de Sousa Pimentel, João Beato, e Domingos Lucas Dias; a obra foi publicada nas Edições Paulinas. Arnaldo do Espírito Santo, Cristina Pimentel, e João Beato tinham já vencido o mesmo prémio pela tradução das Confissões, do mesmo autor medieval.

- Tópicos, de Aristóteles, com tradução da autoria de José António Segurado e Campos; a obra é publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

A Tradição Mitográfica Portuguesa. Representações e Identidade. Séculos XVI-XVIII

quarta-feira, outubro 08, 2008

domingo, outubro 05, 2008

Colóquio Internacional A Península Ibérica, o Magrebe e o Mediterrâneo e a Exposição O Sahara: Patrimónios, Arte e Memória,

Recebi por email a seguinte informação:

«Ex.mo(a) Senhor(a)
O Centro de História da Universidade de Lisboa vem por este meio divulgar o Colóquio Internacional A Península Ibérica, o Magrebe e o Mediterrâneo e a Exposição O Sahara: Patrimónios, Arte e Memória, organizados pelo Centro de História (no âmbito da sua linha de investigação em Modelos Identitários) em colaboração com o CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora), e coordenados pelo Prof. Doutor Hermenegildo Fernandes, investigador do C.H.U.L. O Colóquio, com o qual se pretende proceder ao lançamento do novo curso de mestrado O Sul Ibérico e o Mediterrâneo, leccionado entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Universidade de Évora, visa discutir aspectos vários da história e da cultura das duas margens do Mediterrâneo Ocidental, incidindo sobretudo sobre a Antiguidade e a Idade Média, e contará com a participação de vários especialistas portugueses e argelinos de reconhecido mérito. O Colóquio terá lugar nos dias 13 e 14 de Outubro, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras, e a Exposição decorrerá entre 13 e 31 do mesmo mês, no átrio da mesma instituição.»